Rio Daldykan, ficou repentinamente vermelho

Posted on 08:31:00 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


O rio Daldykan, situado na Sibéria, na Rússia, ficou repentinamente vermelho, e o mistério já está a ser investigado pelo Ministério dos Recursos Naturais do país.

O Ministério de Recursos Naturais e Meio-Ambiente da Rússia declarou, nesta quarta-feira, que acredita que o problema pode ter sido causado por uma rutura nos tubos de uma metalúrgica da região – a Norilsk Nickel -, o que provocou a descarga de um “químico não identificado”.

A empresa, uma das maiores produtoras mundiais de níquel e paládio, negou que tenha havido qualquer derrame e afirmou que “a cor do rio não difere das suas condições normais”, segundo a agência estatal RIA Novosti.

Ainda assim, a empresa reduziu temporariamente o ritmo de produção e garante que está a fazer testes ambientais.

O rio Daldykan não está ligado à rede pública de abastecimento, por isso não há quaisquer perigos imediatos para a saúde dos residentes de Norilsk, destacou a autarquia local, citada pela CNN.

De acordo com os habitantes, não é a primeira vez que o rio fica desta cor – a cidade é, aliás, considerada a mais poluída em toda a Rússia.

Norilsk está junto às maiores reservas mundiais de níquel, cobre e paládio, e atrai várias empresas de exploração mineira.