Sol andou a roubar planetas ha 4 mil milhoes de anos

Posted on 12:48:00 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


Há mais de quatro mil milhões de anos, o nosso Sol roubou centenas de miniplanetas gelados a uma estrela de passagem – e o peculiar planetóide Sedna é um deles.

Uma equipa de investigadores liderada por Lucie Jílkova, do Observatório de Leiden, nos Países Baixos, descobriu que o Sedna e uma dezena de outros planetóides pertencentes a outra estrela foram “sequestrados” pelo Sol quando se encontravam demasiado perto do nosso sistema.

Os investigadores chegaram a esta conclusão ao analisar as órbitas extraordinárias do Sedna no Cinturão de Kuiper, um dos objetos mais distantes conhecidos da nossa galáxia. Os resultados preliminares foram publicados este ano na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e aprofundados num artigo lançado em junho.

Acredita-se que os seus vizinhos mais próximos, centenas de “anões de gelo” que populam o Cinturão de Kuiper para lá de Neptuno, possam ser vestígios gelados da formação do nosso Sistema Solar.

Sedna tem sido um mistério desde que foi descoberto, em 2003, devido à sua estranha órbita, refere a New Scientist, e não há nenhum objeto no Sistema Solar que possa causar esse desvio.

Com a ajuda de um supercomputador, os investigadores modelaram milhares de cenários para descobrir que combinação da massa da estrela, velocidade e distância do Sol poderia lançar os planetas anões gelados em órbitas semelhantes à do Sedna.

A investigação revelou que a estrela de origem deveria ser 80% mais massiva do que o Sol, e aproximar-se do nosso sistema a cerca de 34 mil milhões de quilómetros.

O mais provável é que o encontro das duas estrelas tenha acontecido quando o Sol era muito jovem, parte de um grupo de estrelas recém-nascidas. A composição química do Sedna e dos seus vizinhos são diferentes dos outros corpos do Cinturão de Kuiper, o que pode ser uma das provas da teoria de Jílkova.