McLaren verde

Posted on 19:46:00 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE




McLaren leva prêmio ambiental da FIA e confirma título de equipe mais sustentável da Fórmula 1. 

Se na Fórmula 1 a McLaren não começou bem a temporada, a equipe tem outros motivos para comemorar. A escuderia ganhou o Prêmio Ambiental do Instituto FIA, que reconhece as empresas com as melhores ações voltadas para asustentabilidade. 

Com esse reconhecimento, o time inglês reafirma outra fama, a de equipe mais verde da Fórmula 1. A McLaren foi pioneira em neutralizar as emissões de carbono na categoria, em 2011. 

Contaram pontos na conquista dessa marca ações como a instalação de um programa que monitora a condução e asemissões de poluentes dos caminhões da equipe. Com os resultados em mãos, os motoristas da frota foram instruídos a dirigir de forma consciente, deixando de emitir 1 500 toneladas de CO2 por ano. Os próximos objetivos do conglomerado de empresas, que inclui também a fábrica de esportivos, é zerar o despejo de lixo em aterros sanitários até 2015 e reduzir em 2,5% ao ano a emissão de gás carbônico. 

Nas pistas, a dupla Jenson Button e Sergio Pérez ainda não é páreo para a Red Bull de Vettel, mas a McLaren leva grande vantagem no campeonato de construtores mais limpos do circo da Fórmula 1. 

FLORESTA HI-TEC 


A fábrica de Woking, inaugurada em 2004, é a grande responsável pela redução nas emissões da McLaren. Além das 100 mil árvores plantadas durante a construção, a planta conta com um sistema que desativa o sistema de ar-condicionado e iluminação em áreas que não são utilizadas. A economia de energia é suficiente para iluminar 400 casas durante um ano.