2010 Ano Internacional da Biodiversidade

Posted on 16:13:00 by UNITED PHOTO PRESS


O Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica elegeu a United Photo Press como parceiro para levar a mensagem “2010 Ano Internacional da Biodiversidade” junto dos portugueses, no território nacional e no estrangeiro.



O que é o Ano Internacional da Biodiversidade 2010?
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB), e que ajudará a promover a consciência da importância da biodiversidade em todo o mundo.


É uma oportunidade para:


• Salientar a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar.
• Reflectir sobre as conquistas já alcançadas para salvaguardar a biodiversidade.
• Encorajar o nosso esforço redobrado para reduzir o índice de perda de biodiversidade.

Salvar a biodiversidade requer o esforço de todos. Através de actividades a nível mundial, a comunidade global trabalhará em conjunto para assegurar um futuro sustentável para todos nós.

Secretariado da Convenção para a Diversidade Biológica é o foco para o Ano Internacional da Biodiversidade. Estabelecida na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992, a Convenção para a Diversidade Biológica (CBD) é um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e para a partilha equitativa dos múltiplos benefícios da biodiversidade. Com 191 parceiros, a CBD tem uma participação quase universal.

  • Objectivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010
Através do Ano Internacional da Bioviversidade 2010 esperamos fazer reflectir sobre os objectivos de organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade. Assim, os objectivos do
Ano Internacional da Biodiversidade são os seguintes:

• Intensificar a consciência pública para a importância da salvaguarda da biodiversidade e para as ameaças subjacentes à biodiversidade.
• Promover o conhecimento das acções concretizadas para salvaguardar a biodiversidade que têm vindo a ser realizadas por comunidades e governos.
• Encorajar indivíduos, organizações e governos a dar de imediato os passos necessários para pôr termo à perda da biodiversidade.
• Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças à biodiversidade.
• Iniciar o diálogo entre as partes interessadas para os passos a serem dados no período post-2010.

  • Enquadramento
Você é parte integrante da natureza; o seu destino está intimamente ligado à biodiversidade, à enorme variedade de outros animais e às plantas, os locais onde eles vivem e os seus meios ambientes, em todo o mundo.

Você confia nesta diversidade de vida para lhe proporcionar a comida, o combustível, os medicamentos e outros bens essenciais sem os quais pura e simplesmente não pode viver.

Até agora, temos perdido esta rica diversidade a um ritmo muito acelerado, em consequência de actividades humanas. Isto empobrece-nos a todos e debilita a capacidade dos sistemas vivos, dos quais dependemos, para resistir às crescentes ameaças, tais como as alterações climáticas.

2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Gente por todo o mundo está a trabalhar para salvaguardar esta insubstituível riqueza natural e reduzir a perda de biodiversidade.


Isto é vital para o actual e futuro bem-estar humano.. Precisamos de fazer mais. Este é o momento de agir.


  • AIB O momento de agir
Você é biodiversidade. A maior parte do oxigénio que respira vem do plâncton dos oceanos em todo o mundo e luxuriantes florestas de todo o globo. Os frutos e vegetais que come foram provávelmente polinizados por abelhas e a água que bebe é uma parte de um enorme ciclo global que o envolve; nuvens, chuvas, glaciares, rios e oceanos.

A sua dieta depende quase inteiramente das plantas e animais à nossa volta; das gramíneas que nos dão arroz e trigo ao peixe e à carne, de paisagens selvagens ou agrícolas. O seu corpo, que contém para cima de 100 triliões de células, está interligado a tudo o que o cerca e a um mundo mais vasto, num sistema maravilhosamente complexo e intemporal. Você partilha os seus átomos com cada ser e objecto do mundo natural. Você é, simultâneamente, antigo e inconcebivelmente jovem. Bodiversidade é vida; a sua vida é biodiversidade e biodiversidade é você.

Você partilha o planeta com tantos quantos 13 milhões de diferentes espécies vivas, incluindo plantas, animais e bactérias, dos quais apenas 1.75 milhões foram denominados e cadastrados. Esta incrível riqueza natural é um tesouro inestimável que constitui o fundamento básico do seu bem-estar humano. Os sistemas e processos que estes milhões de vizinhos produzem colectivamente proporcionam a sua comida, água e o ar que respira - os fundamentos básicos da vida.

Como se isso não bastasse, eles também lhe fornecem madeira e matérias vegetais para mobiliário, construção e combustível, os mecanismos que regulam o seu clima, controlam as correntes e reciclam o seu lixo e os recentes compostos e químicos dos quais os medicamentos são feitos. Pode muito bem estar a dar a biodiversidade por adquirida; estando tudo tão óbviamente à sua volta, é por vezes fácil esquecer que ela está presente - que você é parte dela e não pode viver sem ela.

A contribuição da biodiversidade para a sua vida não é apenas prática, física e utilitária; é também cultural. A diversidade do mundo natural tem sido uma constante fonte de inspiração ao longo da história da humanidade, influenciando tradições, a forma como a nossa sociedade evoluiu e fornecendo os bens e serviços básicos sobre os quais a troca e a economia assentam.

O desaparecimento de espécies raras é uma perda incalculável que nos deixa a todos muito mais pobres.

A perda de espécies icónicas e simbólicas não é apenas uma tragédia cultural; também mina a nossa própria sobrevivência.

A bela e generosa diversidade do mundo natural está a ser destruída em resultado de diversas actividades humanas. O abate e queima das florestas, a remoção dos mangues, cultivo intensivo, a pressão da poluição, a sobrepesca e os impactes das alterações climáticas estão, em conjunto, a destruir a biodiversidade.

Nós podemos parar esta perda, a questão é: fá-lo-emos?

O Ano Internacional da Biodiversidade é a nossa oportunidade para provarmos que o faremos.


2010 é o Ano Internacional da Biodiversdade. Reflictamos sobre as conquistas alcançadas  para salvaguardar a biodiversidade e centremo-nos na urgência  do nosso desafio para o futuro. Este é o momento de agir.