Editorial - ECOWORLD

Posted on 08:11:00 by UNITED PHOTO PRESS

A UNITED PHOTO PRESS está consciente das implicações directas que as alterações climáticas provocam no nosso meio ambiente – As regiões costeiras mundiais, são afectadas com as alterações climáticas a que assistimos, com especial evidência para a morfologia das costas.

Quando 60 por cento dos turistas procuram as praias – conotadas com os seus extensos areais e com as zonas húmidas, a manutenção e equilíbrio deste status quo é algo que temos presente como condicionante externa da nossa capacidade para a presservação da mesma.A desertificação e a água são, também, importantes factores de ponderação.

A sustentabilidade da vida passa pela correcta utilização dos recursos hídricos e pela preservação do meio ambiente e da biodiversidade, valores que pautam a avaliação de projectos pró-ambientais, que detém ecossistemas únicos no mundo. É com agrado que registamos um considerável número de empreendimentos certificados ao nível do ambiente, pois este é o caminho no futuro.

A UNITED PHOTO PRESS, sempre se encontrou disponível para colaborar com as empresas do sector na divulgação fotográfica e documental, para adopção de políticas de gestão sustentável, bem como através da adopção ou implementação de modelos de gestão ambiental, como o recurso às energias renováveis, com impacte muito positivo em matéria de emissão de gases com efeito estufa e com francos benefícios para as empresas e para o ambiente.

A sobrevivência mundial passa por uma estratégia concertada ao nível de todos os organismos locais, regionais, nacionais e mundiais que, em parceria com as empresas do sector, definam as medidas a aplicar ao respectivo meio ambiente, para um desenvolvimento sustentável, equilibrado e dinâmico, tendo sempre presente o desafio inerente às alterações climáticas – que passa pela organização correcta e equilibrada dos territórios, pela gestão eficiente dos recursos naturais, pelo incentivo à implementação de sistemas de gestão ambiental, pelo fomento de boas práticas através de continuadas acções de sensibilização e de formação, pela utilização de equipamentos certificados e, ainda, pela certificação ambiental das instalações e dos serviços das regiões.

As mudanças climáticas são uma realidade, temos todos que agir já. Fica o desafio de renovar, para progredir, em harmonia com o ambiente.

CARLOS ALVES DE SOUSA
Presidente da United Photo Press
manager@unitedphotopress.net